Conta myWaste

     
  1. Preciso mesmo de ter uma conta?
  2. Sim, para aceder ao myWaste precisa de registar a sua empresa na plataforma, pois é a única forma de contactar os vendedores/compradores ou vender/doar resíduos/subprodutos/fim de estatuto de resíduo (FER) através da mesma.
    Assim que criar a sua conta, vai conseguir ver:
    • Os resíduos / subprodutos / FER que está a vender / doar;
    • Os pedidos de contacto recebidos e enviados;
    • Contactar com as entidades que disponibilizam resíduos/ subprodutos/FER.
     
  3. Criar conta no myWaste
  4. O processo de criação da conta divide-se nos seguintes passos:
    1. Clique no ícone que se encontra no canto superior direito da página;
    2. Escolha a opção “Registar”;
    3. Preencha os campos:
      • Primeiro Nome;
      • Sobrenome;
      • Nome da Empresa;
      • NIF da Empresa;
      • E-mail;
      • Palavra-Passe;
      • Confirme Palavra-Passe.

    Todos os campos mencionados são de preenchimento obrigatório.

    Requisitos para a palavra-passe no myWaste:

    • Deve ser composta por, pelo menos, 6 caracteres;
    • Os caracteres devem conter, pelo menos, uma letra maiúscula e uma letra minúscula;
    • Deve conter, pelo menos, um caracter especial (#?!@$%^&*-=._£€).

     
  5. Fazer Login
  6. Para entrar na plataforma, precisa de estar registado. Caso ainda não seja utilizador myWaste, poderá consultar aqui, passo a passo, todo o processo.

    Tendo já acesso criado, basta clicar no ícone que se encontra no canto superior direito da página e depois na opção “Login” e introduzir o endereço de e-mail e a palavra-passe que registou.

    Caso não se lembre da palavra-passe, consulte aqui como recuperá-la.

     
  7. Recuperar a Palavra-Passe
  8. Esqueceu-se da sua palavra-passe? Para fazer a recuperação da mesma, só precisa de clicar em “Esqueceu a sua palavra-passe” na página de “Login”, inserir o endereço de e-mail e NIF da Empresa e ter acesso à caixa de entrada do e-mail registado, para a qual é enviado um link de redefinição que permite alterar a palavra-passe.Confirme sempre no SPAM ou no Lixo. Infelizmente, alguns servidores configuram o nosso endereço de e-mail como SPAM.

    Requisitos para a palavra-passe no myWaste:

    • Deve ser composta por, pelo menos, 6 caracteres;
    • Os caracteres devem conter, pelo menos, uma letra maiúscula e uma letra minúscula;
    • Deve conter, pelo menos, um caracter especial (#?!@$%^&*-=._£€).

     
  9. Alterar a Palavra-Passe
  10. Se está com a sessão iniciada e quer modificar a sua palavra-passe, é muito simples. Só tem que seguir os seguintes passos:
    1. Aceder ao Separador "Segurança";
    2. Introduzir a "Palavra-Passe Atual", depois a "Nova Palavra-Passe" e, por fim, "Confirmar Nova Palavra-Passe".

    Requisitos para a palavra-passe no myWaste:

    • Deve ser composta por, pelo menos, 6 caracteres;
    • Os caracteres devem conter, pelo menos, uma letra maiúscula e uma letra minúscula;
    • Deve conter, pelo menos, um caracter especial (#?!@$%^&*-=._£€).

     
  11. Dados Pessoais
    1. Dados do Perfil Pessoal

      A qualquer momento, pode visualizar e editar todas as suas informações pessoais, nomeadamente:

      • Primeiro Nome;
      • Sobrenome;
      • E-mail.

    2. Dados do Perfil Empresa

      No campo "Informações" situado na secção “EMPRESA – Informações” pode a qualquer altura, visualizar e editar todas as informações da empresa, nomeadamente:

      • Nome da Empresa;
      • Descrição da Empresa;
      • NIF da Empresa;
      • Endereço Adicional;
      • Código Postal da Empresa;
      • Distrito;
      • Telefone Fixo da Empresa;
      • Telemóvel da Empresa.

    3. Localizações

      O campo "Localizações" situado na secção “EMPRESA – Localizações” tem em consideração as diferentes instalações que uma empresa poderá possuir, com diferentes licenças de gestão de resíduos. Aqui, o utilizador pode adicionar os códigos LER (Lista Europeia de Resíduos) que está autorizado a gerir em cada localização específica. Nesta secção é possível inserir, editar e eliminar localizações da empresa com as seguintes informações:

      • Nome;
      • Região;
      • Códigos LER.
      • Licença Industrial.

    4. Utilizadores

      O campo “Utilizadores” situado na secção “EMPRESA – Utilizadores” refere-se aos utilizadores que estão autorizados a utilizar a plataforma myWaste dentro de uma empresa. Aqui o utilizador principal e os utilizadores com perfil administrador podem inserir e editar utilizadores, com as seguintes informações:

      • Tipo de Utilizador;
      • Nome;
      • Apelido;
      • E-mail;
      • Palavra-Passe;
      • Ativo / Inativo.

     
  12. Mensagem de ativação de conta ou recuperação não está a ser enviada
  13. Caso não esteja a receber alguma das nossas mensagens, seja para ativar a conta ou recuperar a palavra-passe, confirme se esta se encontra na pasta do SPAM.Se não estiver, será melhor adicionar o nosso e-mail à sua lista de contactos.Se, mesmo assim, continuar sem receber as nossas mensagens, pedimos o favor de nos contactar para o ajudarmos.
    E-mail: info@mywaste.comTelemóvel: 21 043 8600

Resíduos / Subprodutos / FER

     
  1. Resíduos / subprodutos / FER
  2. Todos os resíduos / subprodutos / FER que publicou no myWaste surgem no seu Perfil na secção “RECURSOS”. Nessa opção poderá consultar todos os seus recursos e as respetivas características.A qualquer altura poderá alterar as características do mesmo.

    1. Agência Portuguesa do Ambiente

      A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) é a Autoridade Nacional de Resíduos, assegurando o seu planeamento e gestão, de forma a prevenir ou reduzir a sua produção, o seu caráter nocivo e os possíveis impactos adversos.
      Aceda a toda a informação importante da gestão de resíduos/subprodutos/FER aqui

    2. Resíduos

      “Resíduos” são quaisquer substâncias ou objetos de que o detentor se desfaz ou tem a intenção ou a obrigação de se desfazer.
      Consulte aqui a Legislação dos Resíduos.

    3. Subprodutos

      “Subprodutos” são substâncias ou objetos que resultam de um processo produtivo cujo principal objetivo não seja a sua produção (resíduo de produção), e que são utilizados diretamente, sem qualquer outro processamento, que não seja o da prática industrial normal.
      Consulte aqui a Legislação dos Subprodutos.

    4. FER

      O conceito de fim de estatuto de resíduo é, assim, aplicável a resíduos que sejam submetidos a uma operação de valorização de resíduos, incluindo a reciclagem, através da qual se considera que os resíduos são transformados numa matéria-prima, pronta a ser incorporada na fabricação de produtos.
      Consulte aqui a Legislação dos FER.

     
  3. Criar um resíduo / subproduto / FER
  4. Para criar os seus resíduos / subprodutos / FER basta iniciar sessão, ir ao seu perfil, e na secção “RECURSOS” carregar no botão "Adicionar Recurso" para adicionar um novo recurso.Ao ser encaminhado para o formulário de criação do recurso, deverá preencher o mesmo com as seguintes informações:
    • Título;
    • Tipo de Recurso;
    • Medida;
    • Categoria;
    • Subcategoria;
    • Região
    • Descrição;
    • Imagens;
    • Documentos;
    • Licenças.
    Quanto mais completa for a caracterização do recurso, mais fácil será a venda do mesmo.
     
  5. Não consigo escolher a categoria no meu recurso.
  6. Provavelmente, terá este problema por aceder através de um browser desatualizado. O ideal é aceder à nossa plataforma através de um outro navegador, como o Chrome ou Firefox.
     
  7. Estou com problemas em escrever a descrição. Como resolver?
  8. A descrição deve ser o mais completa possível para aumentar a possibilidade de ser contactado. Na mesma, não pode incluir números de telefone, emails ou outros meios de contacto.
     
  9. Como adiciono fotografias ao meu recurso?
  10. No formulário de criação do recurso basta carregar no botão “Adicionar Imagem” e fazer o upload da fotografia que deseja, desde que esta tenha 1MB de tamanho máximo.
     
  11. Problemas em carregar imagens
  12. É comum surgirem interferências no carregamento de imagens. Se está com problemas, verifique as seguintes condições:
    • Verifique o tamanho das suas imagens, sendo que o limite de cada fotografia é de 1MB. Caso este valor seja ultrapassado, terá de reduzir e tentar de novo.
    • Verifique o formato das imagens considerando que permitimos JPEG e PNG. Caso a sua imagem não tenha nenhum destes formatos, então terá de efetuar a conversão da mesma.
     
  13. Como adiciono documentos ao meu recurso?
  14. No formulário de criação do recurso basta carregar no botão “Adicionar Documento” e fazer o upload do documento que deseja.
     
  15. Como adiciono declarações / certificados ao meu recurso?
  16. No formulário de criação do recurso basta carregar no botão “Adicionar Declaração” ou “Adicionar Certificado” dependendo do recurso que está a vender / doar e fazer o upload da declaração / certificado que deseja.
     
  17. Não consigo colocar a Região
  18. A região que deve colocar é o nome do distrito onde se encontra. Está disponível uma lista de distritos, na qual só necessita de escolher a opção que deseja.
     
  19. Posso editar os meus recursos, depois de publicados?
  20. Pode editar os seus recursos a qualquer momento. Ao clicar em “Editar”, volta ao formulário que preencheu inicialmente e pode alterar todos os campos.Para editar qualquer recurso, tem de efetuar login na sua conta e aceder ao separador “RECURSOS”.
     
  21. Não encontro o meu recurso
  22. Os recursos no MyWaste estão organizados do mais recente para o mais antigo. Por isso, quando publicar o seu recurso, ele irá aparecer nos primeiros lugares do catálogo. À medida que outros utilizadores vão colocando os seus recursos, o seu vai descendo.

Pedidos de Contacto

     
  1. Pedidos de Contacto
  2. Pode consultar toda a informação relacionada com um determinado pedido de contato, nomeadamente:
    • Mensagens trocadas;
    • Data;
    • Tipo de Pedido;
    • Identificação da empresa vendedora ou da empresa compradora;
    • Identificação do vendedor ou do comprador.

    Recomendamos sempre o máximo de segurança nas transações. É importante ter em atenção durante a negociação:

    • Se desconfiar de algum negócio, não o faça;
    • Nunca envie anexos dos seus documentos pessoais;
    • Nunca partilhe dados pessoais da conta do myWaste ou de qualquer outro site.

     
  3. Como contacto o vendedor?
  4. Se encontrou o resíduo/subproduto/FER que procurava, contactar o vendedor é fácil. Basta efetuar login na sua conta myWaste e enviar uma mensagem ao vendedor através da página do resíduo/subproduto/FER que está interessado.As informações sobre a empresa que enviou o pedido de contacto são visíveis para aquela que o recebeu; contudo, as informações sobre a empresa que recebeu o pedido de contacto não são visíveis para a empresa que enviou o mesmo, exceto se a empresa que o recebeu concordar com a partilha de contactos durante a aceitação.
     
  5. Rejeição de um pedido de contacto
  6. Existem dois tipos de rejeição:
    1. Um pedido de contacto pendente pode ser rejeitado, tanto pela empresa que o iniciou como pela empresa que o recebeu. Esta rejeição, altera o seu estado para “Rejeitado”. (Quando um pedido se encontra rejeitado, não se podem efetuar mais operações sobre o mesmo.) Durante a rejeição, deve ser associada uma razão e uma mensagem. (Ex: Sem interesse em trabalhar com a entidade; Recurso Indisponível, etc.)
    2. Um pedido aceite pode ser rejeitado, tanto pela empresa que o iniciou como pela empresa que o recebeu. Esta rejeição, altera o seu estado para “Anulado”. (Quando um pedido se encontra anulado, não se pode efetuar mais operações sobre o mesmo.) Durante a rejeição, deve ser associada uma razão e uma mensagem. (Ex: Recurso Indisponível; Dificuldades no Transporte, etc.)
     
  7. Aceitação de um pedido de contacto
  8. Um pedido pendente pode ser aceite pela empresa que o recebeu. Esta aceitação altera o seu estado para “Aceite”.A aceitação de partilha de contactos torna possível à empresa que enviou o pedido, visualizar informações sobre a empresa que o recebeu, independentemente dos estados futuros do mesmo.Um pedido de contacto aceite, deverá exibir para a empresa que o enviou, uma mensagem informando para esta aguardar o contacto da empresa que recebeu o pedido. Para além da mensagem, deve ser permitido à empresa que criou o pedido de contacto rejeitar o mesmo.Para a empresa que recebeu o pedido de contacto, esta deve poder finalizar ou rejeitar o pedido.

Transação de Recursos

     
  1. Finalização da transação
  2. Após as entidades entrarem em contacto uma com a outra e terem efetuado a transação com sucesso, a empresa compradora deve finalizar a transação na plataforma myWaste. Para finalizar, deve ser preenchido um formulário com:
    • Quantidade;
    • Valor total.

    A quantidade e o valor total são campos obrigatórios.
    A finalização da transação, altera o estado do pedido de contacto para para “Finalizado”.
    Quando um pedido se encontra “Finalizado”, tanto a empresa que recebeu o recurso como a empresa que o vendeu/doou já não poderão efetuar mais operações sobre o mesmo.
     
  3. Como posso pagar os resíduos / subprodutos / FER disponíveis aos anunciantes?
  4. O myWaste recomenda que se encontre com o vendedor e faça o pagamento presencialmente.Assim poderá ver o estado do artigo e se é realmente aquilo que pretende comprar. Uma vez que o myWaste não interfere diretamente na transação, cabe ao anunciante e ao comprador combinar qual a melhor forma de efetuar a mesma.Caso suspeite de alguma situação irregular, recomendamos que não faça o negócio e que nos reporte a situação.

Problemas Técnicos

     
  1. Corrigir problemas do navegador
  2. Os navegadores de Internet são portais que usamos para interagir com sites online, como o myWaste.Se alguma parte desses portais não estiver a funcionar corretamente, pode causar problemas na interação com o site que está a visitar.

    Os problemas mais comuns causados pelos navegadores são:

    • Botões que não funcionam;
    • Partes do site que não aparecem ou aparecem desconfigurados;
    • Informação que não fica guardada.

    Se está a ter problemas com o myWaste, a primeira coisa que deve fazer é verificar o seu navegador, por isso, para ter a melhor experiência possível, recomendamos que utilize o Google Chrome, sendo que os navegadores Mozilla Firefox e Microsoft Edge também funcionam corretamente com o myWaste.

O myWaste

     
  1. O MyWaste tem custos?
  2. A utilização da plataforma myWaste, que permite a venda/doação e compra de recursos, não tem custos associados à publicação de anúncios.
     
  3. Como posso contactar o MyWaste?
  4. Sempre que for preciso, estaremos prontos a ajudá-lo.Pode contactar-nos através do formulário de contactoOu através do nosso e-mail: info@mywaste.com ou telefone: 21 043 8600Tente ser o mais claro e completo possível para que consigamos ajudar da melhor forma. Prometemos ser rápidos.